Pular para o conteúdo principal

Brasil está seguro para receber atletas para jogos Olímpicos


Brasil está seguroO Brasil está tomando todas as providências para que Jogos Olímpicos sejam realizados de forma tranquila. Por isso, acompanha com segurança a reunião de especialistas convocada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O encontro permitirá reforçar a transparência sobre a discussão da realização dos jogos no país e esclarecer qualquer dúvida sobre o evento e a situação do vírus Zika para que as Olimpíadas e as Paralimpiadas sejam realizadas no país.

É importante observar que o Brasil é um entre 60 países onde a vírus zika está circulando e representa apenas 15% da população exposta à doença. Alterar ou cancelar os jogos, não modifica a dispersão do vírus pelo mundo.
Vale reforçar ainda que, ao contrário do hemisfério norte, o Brasil estará no período do inverno, quando histórica e epidemiologicamente os índices das doenças transmitidas pelo mosquito estão em declínio e atingem seu menor índice.
Em 2015, por exemplo, o número de casos de dengue entre agosto e setembro, período em que ocorrerão as Olimpíadas, foi, aproximadamente 7 vezes menor do que o pico de notificações da doença no ano.
Neste ano, o Ministério da Saúde já acompanha uma nítida queda antecipada do comportamento dessas doenças, resultado da mobilização nacional contra o Aedes aegypti. Elas continuarão sendo monitoradas e acompanhadas em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e OMS.
O governo brasileiro, de maneira transparente e em contato permanente com a OMS e a Opas, está tomando todas as medidas necessárias para o combate aos focos de mosquitos, com ações específicas voltadas ao Rio de Janeiro e às cidades que receberão as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, nos dias 23 e 24 de maio, em Genebra (Suíça), reforçou o compromisso brasileiro durante a Assembleia Mundial de Saúde, em encontro com a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, e reunião com o diretor-geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), Christophe de Kepper, e com o diretor médico do COI, Richard Budgett. O Brasil mantém toda a atenção e medidas para que os jogos no Brasil sejam um marco histórico dos esportes.
O Ministério da Saúde possui mais de 3.000 profissionais na capital fluminense especificamente para o combate ao Aedes aegypti.
O diretor-presidente do Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, Pedro Vasconcelos, único brasileiro que faz parte do comitê de emergências, estará presente na reunião.
Fonte: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/noticias/638-posicionamento-sobre-a-reuniao-do-comite-de-emergencias-da-oms

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico

O farmacêutico é o profissional responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, bem como de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais. No Brasil, a data é comemorada no dia 20 de janeiro. No âmbito internacional, no dia 25 de setembro. Parabéns a todos estes profissionais dedicados que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos. Feliz dia do farmacêutico!

Vida Laboratório, três endereços para lhe atender!

Rua: Dr Teixeira Soares, 190, Centro-Formiga, MG Av. Abílio Machado, 406 Sagrado Coração de Jesus Rua João Pedrosa, 113 Quinzinho Formiga -MG

Sua saúde merece o melhor com Vida Laboratório