Pular para o conteúdo principal

Informações da Organização Mundial de Saúde sobre a Chikungunya

Chikungunya


    vírus Chikungunyavírus Chikungunya
  • Chikungunya é um vírus que transmitem certos mosquitos. Ela provoca febre e dor articular grave. Os sintomas incluem dores musculares e dores, dores de cabeça, náuseas, fadiga e erupção cutânea.
  • A doença é transmitida pelo mesmo mosquito, envolvida na transmissão da dengue ( Aedes aegypti e Aedes albopictus), também partilha alguns sinais clínicos com dengue e não pode ser diagnosticada em áreas onde a dengue é comum.
  • Não há cura para esta doença. O tratamento visa aliviar os sintomas.
  • A proximidade dos locais de reprodução do mosquito onde as pessoas vivem é um fator de risco significativo para a propagação de Chikungunya.
  • A doença está presente na África, Ásia e Índia. Em 2007, a transmissão da doença foi relatada pela primeira vez na Europa, em um surto localizado no noroeste da Itália.
  • Em dezembro de 2013, a OPAS / OMS recebeu a confirmação dos primeiros casos de transmissão autóctone de Chikungunya nas Américas. 
A doença

Chikungunya é caracterizada por um súbito aparecimento de febre, acompanhada por dor articular. Outros sintomas de desconforto durante a fase crônica podem incluir fadiga e depressão, além de dores musculares, dores de cabeça, náuseas, fadiga e erupção cutânea. A maioria dos pacientes se recupera totalmente, mas em alguns casos envolvimento articular podem persistir cronicamente. Embora complicações graves são raras, no caso dos idosos, crianças e mulheres grávidas a doença pode piorar.
O vírus é transmitido por mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus , ambos presentes nas Américas. A doença pode ocorrer entre três e sete dias após a picada de um mosquito infectado, e pode durar entre dois e 12 dias.
Deve distinguir chikungunya dengue. Embora ambos os pacientes de doenças podem experimentar dores difusas pelo corpo, a dor é mais intensa e localizada nas articulações e tendões de chikungunya na dengue.
Não existem medicamentos específicos para o tratamento desta doença. O tratamento é direcionado principalmente para aliviar os sintomas, incluindo dor nas articulações. Não há vacina disponível para prevenir a infecção com este vírus.
Desde 2004, o vírus Chikungunya tem causado surtos maciços e sustentado na Ásia e na África, onde mais de 2 milhões de pessoas foram infectadas, com taxas de até 68% em algumas áreas. A elevada taxa de infecção pode gerar uma alta pressão muito rapidamente nos sistemas de saúde.
A proximidade da criação de vetores para os locais onde as pessoas vivem é um fator de risco significativo para a transmissão de Chikungunya, bem como para outras doenças que estas espécies transmitem, como a dengue.
Em 2013, a OPAS / OMS recebeu a confirmação dos primeiros casos de transmissão autóctone de Chikungunya nas Américas. Antes desta confirmação, em anos anteriores, centenas de pessoas que tinham viajado das Américas para a Ásia e África foram infectadas com chikungunya. 
Resposta da OPAS / OMS

A OPAS / OMS está trabalhando há vários anos com os países da região na preparação e resposta a qualquer introdução do vírus.
Em 2012, a OPAS / OMS, em colaboração com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, publicou novas orientações sobre chikungunya . O guia " Preparação e Resposta à eventual introdução do vírus chikungunya nas Américas " com vista a ajudar os países das Américas para melhorar os seus esforços para detectar o vírus e desenvolver programas de monitoramento, prevenção e controle da doença, se apareceu.
OPAS / OMS recomenda que os países com o mosquito para estabelecer e manter a capacidade de detectar e confirmar os casos, gerir os doentes, e implementar uma estratégia de comunicação eficaz com o público para reduzir a presença do mosquito.
Prevenção e controle depende fortemente de reduzir o número de habitats que permitem a reprodução do mosquito (recipientes de água natural e artificial). Isso requer mobilização das comunidades afetadas.
Em surtos, inseticidas podem ajudar a matar os mosquitos, aplicado em ambas as superfícies e em torno de recipientes em que os mosquitos da terra, bem como água tratada em recipientes para matar as larvas.
Para proteção durante surtos de chikungunya, recomendamos o uso de mosquiteiros e roupas que minimizem a exposição da pele a picadas de mosquito e repelentes.
Fonte: OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde - http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=8303&Itemid=40023&lang=es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico

O farmacêutico é o profissional responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, bem como de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais. No Brasil, a data é comemorada no dia 20 de janeiro. No âmbito internacional, no dia 25 de setembro. Parabéns a todos estes profissionais dedicados que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos. Feliz dia do farmacêutico!

Vida Laboratório, três endereços para lhe atender!

Rua: Dr Teixeira Soares, 190, Centro-Formiga, MG Av. Abílio Machado, 406 Sagrado Coração de Jesus Rua João Pedrosa, 113 Quinzinho Formiga -MG

Sua saúde merece o melhor com Vida Laboratório